ORGANIZAÇÃO POLÍTICA Yedo Ferreira novembro de 2014 A História A Organização Política, como estrutura orgânica, celebrizou-se na Ásia e África, durante os séculos de luta contra o colonialismo europeu nos dois continentes. A luta de libertação e a guerra anticolonial implementadas contra o colonizador europeu fizeram com que a organização política, e não o partido político, fosse adotada como a …
Leia Mais »MANIFESTO DA OLPN NOV/DEZ DE 2014
manifesto olpn para divulg MANIFESTO “Não há em lugar algum caminho fácil para a liberdade, e muitos de nós teremos que atravessar o vale das sombras da morte, dia após dia, antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos.” (Nelson Mandela) Nós, negras e negros do Brasil, unidos no projeto político de um Estado que seja reflexo da …
Leia Mais »REPARAÇÃO – Projeto de Lei de Iniciativa Popular PLIP
ORGANIZAÇÃO PARA A LIBERTAÇÃO DO POVO NEGRO – OLPN PROJETO DE LEI ESTABELECE NORMAS PARA A REPARAÇÃO AOS DESCENDENTES DE POVOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL. CONSELHO POLÍTICO NACIONAL PROVISÓRIO OLPN-MAR 2015 Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara dos Deputados Sr. Eduardo Cunha Nós, abaixo-assinados, eleitores brasileiros, nos termos do artigo 14, inciso III e do artigo 61, § 2º, …
Leia Mais »Brasil – Nação e nacionalidades Parte I o Penhor da desigualdade Rev. 3
Grupamentos de pessoas que, em alguns momentos da História, foram chamados de nações, existiram desde os primórdios da humanidade, nas várias regiões do planeta. Entretanto, as diversas definições de nação elaboradas nos últimos cem ou cento e cinquenta anos, mesmo se originando de raízes etimológicas comuns, e de terem se firmado num contexto histórico e geográfico eurocêntrico, nunca mostraram uniformidade …
Leia Mais »Brasil – Nação e nacionalidades Parte II A Cauterização dos umbigos Rev. 3
Em nosso texto anterior, na Parte I – O Penhor da desigualdade, defendemos a ideia de que o Brasil ainda não possui os requisitos básicos para que possa ser considerado uma Nação; e, por conseqüência, não se pode dizer que é um Estado, no pleno sentido da palavra. O que possui, no máximo, é um grupo de nacionalidades, com um …
Leia Mais »Teoria Política do MN Brasileiro (itens 1 e 2)
TEORIA POLÍTICA DO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO 01/03/2013 Eustáquio Lawa “Se é verdade que uma revolução pode falhar, mesmo que seja nutrida por teorias perfeitamente concebidas, ainda ninguém praticou vitoriosamente uma revolução sem teoria revolucionária” (Amílcar Cabral). Somente um interesse apaixonado pode levar um sujeito a existir plenamente (Kierkegaard). Reescrever periodicamente o script da vida …
Leia Mais »Teoria Política do MN Brasileiro – Parte I (item 3)
3. Desigualdade sociorracial e Políticas Públicas Apresentamos, a seguir, dados relativos à posição de desvantagem social em que se encontra a população negra do País; complementados por uma abordagem sobre a elaboração e implementação de políticas públicas pelo governo federal ao longo das últimas décadas[1]. 3.1 Quantos somos e onde estamos Os brasileiros afro-descendentes constituem a segunda maior nação negra …
Leia Mais »